Fundação

O SINDVAMB DF foi fundado em 11 de Agosto de 1988, conforme o relato do atual Presidente Bartolomeu Gonçalves Martins e completa em 2017, 29 Anos de Existência. Antes existia como Associação Profissional de Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal.

Objetivos

A criação do SINDVAMB – DF tem como objetivo a defesa dos interesses e direitos dos vendedores ambulantes.
A finalidade principal do SINDVAMB – DF é o estudo, coordenação, proteção e representação legal dos interesses econômicos da categoria representada, inspirando-se na solidariedade social, no incentivo ao empreendedorismo e nos interesses do país como órgão de colaboração, com os poderes públicos e demais associações, sindicatos e entidades assemelhadas.

Registro e Filiação

O sindicato tem registro no Sistema Confederativo de Representação Sindical do Comércio (SICOMÉRCIO) e é filiado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).
O presidente do Conselho de Representantes da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO Considerando que o SINDICATO DO COMÉRCIO DE VENDEDORES AMBULANTES DO DISTRITO FEDERAL obteve CARTA SINDICAL anteriormente à vigência da Constituição de 1988, que consagra o princípio de liberdade Sindical, Considerando que atendidos os requisitos constantes da Resolução 02 de 18 de novembro de 1991, da Diretoria da Confederação Nacional do Comércio, que regulamenta o registro no Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio. Reconhece a entidade sindical acima nomeada como integrante da SICOMÉRCIO a que se refere o artigo 8º, inciso IV, da Constituição Federal atribuindo-lhe o número 01.035.0237.2. DF-7, correspondente ao Código de Entidade Sindical. Rio de Janeiro, Outubro de 2000. ANTÔNIO OLIVEIRA SANTOS / PRESIDENTE

Carta Sindical

A Carta Sindical do SINDVAMB – DF declara que a Associação Profissional do Comércio de vendedores ambulantes do Distrito Federal tem o seu respectivo estatuto, homologado e reconhecido sob a denominação de Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes do Distrito Federal, representando a categoria econômica Comércio de Vendedores Ambulantes (Trabalhadores Autônomos), integrantes do Grupo Comércio Varejista, do Plano da Confederação Nacional do Comércio.
Carta Sindical Estatuto

Atuação e Missão

O SINDVAMB – DF atua nas Áreas Governamentais – Câmara Legislativa e Câmara Federal – Secretarias de Governo – Subcidades – Secretaria de Estado das Cidades.

O SINDVAMB – DF sintetiza como Missão: Acompanhar e oferecer garantia, segurança jurídica e estabilidade aos milhares de trabalhadores que atuam no mercado informal do Distrito Federal.

Visão e Valores

A Visão e os Valores do SINDVAMB – DF sintetizam-se, também, como:
  • Objetividade das propostas;
  • Unidade Organizacional;
  • Clareza administrativa;
  • Isenção de conflitos partidários;
  • Promoção da qualidade de vida aos seus associados.
O SINDVAMB presta assistência aos associados acerca de toda a atividade mercantil e da legislação pertinente à categoria, no Distrito Federal.